O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), participou nesta sexta-feira (25), em São Paulo, do encontro “Diálogo sobre protagonismo subnacional em clima e florestas para uma nova economia em regiões de floresta tropical”, evento paralelo ao Expert XP 2025. A reunião contou com a presença do ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e de representantes da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), rede internacional composta por governos subnacionais de regiões tropicais que atuam pela preservação das florestas, promoção de economias sustentáveis e acesso a financiamentos climáticos.
Durante o encontro, Helder Barbalho destacou a importância do protagonismo dos estados amazônicos no enfrentamento das mudanças climáticas e defendeu soluções baseadas na preservação da floresta aliadas ao desenvolvimento social.
“Só conseguiremos preservar a Amazônia se os povos da Amazônia estiverem preservados. O mundo precisa compreender que colaborações ambientais precisam ter a reciprocidade da colaboração social”, afirmou o governador, que preside o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal.
Barbalho também apresentou os avanços do Pará no combate ao desmatamento e as estratégias para consolidação de uma economia verde, baseada na valorização da floresta em pé.
“Em 2018, o Pará perdeu 4.400 km² de floresta em um ano. Em 2025, reduzimos esse número para 1.400 km². Isso representa uma queda de 70% no desmatamento. Esse resultado é fruto de uma atuação firme contra as ilegalidades ambientais e da construção de soluções que aliam proteção ambiental, inclusão social e geração de oportunidades”, afirmou.
O governador aproveitou a ocasião para convidar Arnold Schwarzenegger a participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém. Segundo Barbalho, o evento representa uma oportunidade estratégica para ampliar o engajamento global em torno da bioeconomia, da restauração florestal e do mercado de carbono.
Arnold Schwarzenegger, conhecido por sua atuação em prol da agenda climática durante seu mandato como governador da Califórnia (2003–2011), reiterou a relevância dos governos subnacionais na implementação de políticas públicas ambientais.
“Os governos subnacionais conhecem a realidade dos territórios, e estão mais próximos da população. São eles que fazem acontecer. É fundamental que tenham voz e protagonismo nos debates globais sobre clima e meio ambiente”, afirmou.
Schwarzenegger também avaliou o potencial transformador da COP30:
“A COP30 tem potencial para ser um divisor de águas. Se quisermos mudanças reais, precisamos conectar o debate climático com as pessoas, com o cotidiano, com as soluções que fazem sentido na vida real”, destacou.
Além de Helder Barbalho e Arnold Schwarzenegger, o evento contou com a presença dos governadores Wilson Lima (Amazonas) e Marcos Rocha (Rondônia), além de representantes dos governos do Amapá, Mato Grosso e Tocantins. Todos são membros da GCF Task Force, que atualmente reúne 43 estados e províncias de 11 países, responsáveis por mais de um terço das florestas tropicais do planeta.