A Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME BV) realizou, na noite de quarta-feira, 9, o workshop “Vendas que geram lucros”, com foco na utilização da inteligência emocional para impulsionar as vendas e fortalecer o comércio local. O evento aconteceu na Sala Multiúso do Teatro Municipal de Boa Vista e contou com a presença de 150 beneficiários da instituição.
Durante a abertura, a diretora-presidente da AME BV, Luciana Surita, ressaltou a importância dos pequenos negócios para a economia local. Segundo ela, a agência atende atualmente quase 1.600 microempreendedores, dos quais 72% são mulheres, com destaque para setores como vestuário e moda, saúde e beleza, alimentação, artesanato e agronegócio.
“O foco neste evento é mostrar a esse público como utilizar a inteligência emocional para organizar suas vendas, com o objetivo de impulsionar a economia local. Queremos, por meio dos relatos dos próprios beneficiários, inspirar outros empreendedores e mostrar que eles podem ser exemplos de sucesso, estimulando mais pessoas dos mais diversos segmentos a nos procurar”, afirmou Luciana Surita.
Microempreendedores compartilham experiências
O evento também incluiu uma roda de conversa com microempreendedoras que compartilharam suas trajetórias de sucesso. Entre elas, Ana Paula, que trabalha com a produção de biojoias em resina, relatou que, após o incentivo da AME BV, passou a exportar seus produtos para Manaus (AM), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).
“Antes, eu produzia cerca de 100 peças e vendia apenas em Boa Vista. Em setembro do ano passado, comecei a exportar para seis lojas fora da cidade e hoje minha linha de produção chega a quase 700 peças por mês. Foi a AME BV que me incentivou e fez com que eu não perdesse meu empreendimento”, disse Ana Paula.
Outra microempreendedora, Regina Mendes, proprietária da marca “Dona Coxinha”, especializada em salgados, também compartilhou sua experiência. Após integrar-se à AME BV em agosto do ano passado, ela levou seu negócio a um novo patamar, conquistando um box no Mercado Municipal Romeu Caldas.
“Procurei absorver ao máximo todos os conhecimentos sobre empreendedorismo, desde a gestão financeira até as boas práticas na produção e no manuseio dos alimentos. Depois disso, tudo mudou. Novas oportunidades surgiram, conquistei mais clientes e o movimento cresceu mais de 50%. Agora, com o apoio da AME, meu próximo passo é lançar uma linha de salgados congelados, com 10 sabores diferentes, embalados a vácuo”, afirmou Regina Mendes.
Wilson Oliveira, empresário no ramo gastronômico e proprietário do Gostoso Açaí, também participou do evento. Ele compartilhou sua experiência de superação e crescimento, destacando a importância da constância e da determinação em sua trajetória.
“Comecei com um capital inicial de R$ 5 mil para abrir meu empreendimento. Hoje, temos duas unidades e empregamos 80 pessoas, além da distribuição de açaí para todo o estado de Roraima, incluindo comunidades indígenas e até países vizinhos, como Guiana e Venezuela”, relatou o empresário.
Palestras proporcionadas pela AME BV
O evento contou ainda com palestras sobre temas essenciais para o empreendedorismo, como “Vendas e Inteligência Emocional”, ministrada pela psicanalista Sidney Brito, e “Como Lucrar Mais”, apresentada pela diretora-executiva da AME BV, Scheila Horfmann. Ambas abordaram tópicos como impactos das decisões empreendedoras, elaboração de plano de negócios e estratégias para o sucesso.
Valdeniza Bezerra, microempreendedora do ramo de produtos derivados de pimenta e frutos regionais, também participou do workshop e destacou a importância do evento para o fortalecimento de sua trajetória. No ano passado, ela conquistou o 1º lugar na etapa regional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) e o 2º lugar na etapa nacional.
“Me chamaram muito a atenção os depoimentos da Ana Paula e da Regina Mendes, como elas conseguiram alavancar seus negócios, não desistiram e como demonstraram uma resiliência crescente”, disse Valdeniza.