agosto 18, 2025
InícioAmazonasApós ação do MP, risco de paralisação no PS 28 de Agosto...

Após ação do MP, risco de paralisação no PS 28 de Agosto é descartado em reunião de emergência

Publicado em

Os serviços de ortopedia, incluindo atendimentos de emergência e cirurgias no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e outras unidades de saúde do Amazonas, não serão interrompidos durante as festividades de fim de ano. A garantia foi dada pelo presidente do Instituto de Traumato-Ortopedia do Amazonas (ITO-AM), Fernando Abreu de Sá, em reunião convocada pela 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP), realizada na manhã desta segunda-feira (23), na sede do Ministério Público do Amazonas (MPAM).

A reunião, conduzida pela promotora de Justiça Luissandra Chíxaro, serviu para mediar o diálogo entre o ITO-AM, que reúne mais de 120 ortopedistas no Estado, e a Organização Social Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), responsável pela gestão do Complexo Hospitalar da Zona Sul (CHZS), que abrange o PS 28 de Agosto e o Instituto Dona Lindu. Também estiveram presentes representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com denúncias recebidas pela PRODHSP, ortopedistas vinculados ao ITO-AM planejavam paralisar suas atividades nesta segunda-feira (23) ou durante o período de maior demanda no fim de ano. Caso isso ocorresse, as demandas seriam redirecionadas ao PS 28 de Agosto, sobrecarregando a unidade e ameaçando o colapso do sistema de saúde.

Para evitar essa situação, a PRODHSP realizou uma inspeção no sábado (21), expediu uma recomendação no domingo (22) e convocou a reunião nesta segunda-feira. Paralelamente ao encontro, três equipes do MPAM realizaram vistorias simultâneas nos prontos-socorros João Lúcio, Joãozinho, Platão Araújo e 28 de Agosto para verificar a normalidade dos serviços de ortopedia.

Após a reunião, Fernando Abreu de Sá garantiu que os serviços serão mantidos: “Vocês podem ficar tranquilos. O ITO-AM nunca paralisou. Não existe nenhum objetivo de parar. Nós até aumentamos o número de plantonistas, pela alta da demanda que acontece no Natal e no Ano Novo. Colocamos um plantonista a mais no Platão e no João Lúcio, que são os hospitais onde ainda prestamos serviços. O atraso em pagamentos não vai impedir que a gente continue trabalhando, isso trataremos com o Estado. A reunião foi para confirmar que não haverá paralisação”.

A secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksoud, também comentou o desfecho positivo: “Quero falar aqui à população do Amazonas que o Complexo Hospitalar Sul vem intensificando as suas atividades. Nós conseguimos, nesses últimos dias, dobrar o número de cirurgias, tanto ortopédicas como também das demais especialidades. O Pronto-Socorro 28 de Agosto continua com as portas abertas. É um hospital que é da população do estado do Amazonas”.

A promotora Luissandra Chíxaro, satisfeita com o resultado, reafirmou o compromisso do MPAM em acompanhar de perto a situação da saúde pública no estado: “Ouvimos todos os envolvidos na questão. O ITO-AM garantiu que não paralisará as atividades. Na reunião, esclarecemos que, caso houvesse uma paralisação, os autores responderiam criminalmente. A nossa recomendação foi cumprida. Agora, nossa missão é acompanhar. O direito da população tem de ser garantido”.

Recomendação emitida

No domingo (22), após vistoria no PS 28 de Agosto e diante da possibilidade de paralisação dos serviços de ortopedia às vésperas do Natal, o MPAM emitiu uma recomendação ao Governo do Estado e ao ITO-AM para que tomassem medidas imediatas para evitar a interrupção dos serviços. A recomendação destacava que, em caso de descumprimento, seriam adotadas medidas judiciais, tanto cíveis quanto criminais.

A promotora Luissandra Chíxaro fundamentou a recomendação no princípio da continuidade do serviço público, que proíbe a interrupção de serviços essenciais, como a saúde pública. O MPAM também identificou trocas de mensagens em grupos de WhatsApp que incentivavam médicos a suspenderem atendimentos em unidades diferentes do PS 28 de Agosto.

O MPAM recomendou que o Estado, por meio da SES, promovesse a conciliação entre as partes envolvidas e tomasse medidas necessárias para garantir a continuidade dos serviços médicos na rede estadual. À cooperativa ITO-AM foi solicitado que se abstivesse de qualquer interrupção, mantendo suas atividades regularmente.

O órgão alertou que o abandono de plantões, especialmente em períodos de alta demanda, poderia configurar crimes como abandono de função, omissão de socorro, e até homicídio qualificado, dependendo das circunstâncias.

Foto: Divulgação 

spot_img

Últimos Artigos

Governador reafirma importância do derrocamento do Pedral do Lourenço para logística e desenvolvimento sustentável

Em vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado, 16, o governador Helder Barbalho (MDB)...

Polícia prende assessor de senador do PL por venda de cocaína em esquema de delivery

Um assessor parlamentar do senador Izalci Lucas (PL), identificado como Rondinelle Silva de Oliveira,...

Helder Barbalho e Hana Ghassan destacam a força do agro paraense na 58ª Feira Agropecuária de Paragominas

A cidade de Paragominas é palco da 58ª Exposição Estadual dos Produtores do Campo...

Arthur Henrique anuncia expansão do Hospital da Criança

O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) encerrou nesta sexta-feira (15) a programação em...

Mais como este

Governador reafirma importância do derrocamento do Pedral do Lourenço para logística e desenvolvimento sustentável

Em vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado, 16, o governador Helder Barbalho (MDB)...

Polícia prende assessor de senador do PL por venda de cocaína em esquema de delivery

Um assessor parlamentar do senador Izalci Lucas (PL), identificado como Rondinelle Silva de Oliveira,...

Helder Barbalho e Hana Ghassan destacam a força do agro paraense na 58ª Feira Agropecuária de Paragominas

A cidade de Paragominas é palco da 58ª Exposição Estadual dos Produtores do Campo...