O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará (CDH-Alepa), deputado Bordalo, promoverá no dia 14 de novembro, às 9h, uma sessão especial na Casa Legislativa com foco na “Saúde Mental no Brasil”. O evento visa compartilhar experiências relacionadas a políticas de acolhimento e cuidado em saúde mental, destacando as ações realizadas no país.
A sessão antecede o 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, que será realizado em Belém entre os dias 15 e 17 de novembro. A iniciativa é uma parceria da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, Defesa das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e das Minorias (CDH) com a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).
Foram convidados para o evento representantes de diferentes regiões do Brasil, que atuam no tema da saúde mental em espaços como Frentes Parlamentares, Comissões Permanentes e Grupos de Trabalho. Entre os participantes estarão a deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP); a deputada estadual Camila Valadão (PSOL-ES), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial do Espírito Santo; o deputado federal Flávio Serafini, que preside a Frente Parlamentar da Luta Antimanicomial do Rio de Janeiro; o deputado federal Airton Faleiro (PT-PA); e Ana Guljor, presidente da ABRASME.
Haverá participação online do deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), presidente da Frente Parlamentar para a Promoção da Saúde Mental e Fiscalização; do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) e da deputada federal Erika Kokay (PT-DF).
O encontro tem como objetivo fomentar um debate sobre os avanços e desafios das políticas públicas de saúde mental no Brasil, valorizando a diversidade de experiências implementadas no país. A sessão buscará também aprofundar questões ainda pouco discutidas em níveis nacional, estadual e municipal, sob a perspectiva da saúde mental.
O evento é organizado pela CDH, pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, e pela ABRASME.
Foto: Divulgação