Belém está prestes a receber 40 novos ônibus elétricos adquiridos pelo Governo do Estado do Pará até o final deste ano. Este investimento foi realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, como parte de um projeto para modernizar e descarbonizar o transporte público na região metropolitana de Belém, incluindo os municípios de Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara, Benevides e Santa Izabel do Pará
O anúncio foi feito durante a participação do governador do Pará, Helder Barbalho, na Lat.Bus Transpúblico 2024, a maior feira de transporte coletivo e mobilidade da América Latina, realizada em São Paulo.
Acompanhado pelo ministro das Cidades, Jader Filho, o governador inspecionou um dos primeiros ônibus elétricos encomendados pelo governo estadual, que estava em exposição no evento. Este veículo é considerado o “cabeça de série”, utilizado para aprovar a qualidade do produto antes do início da produção em larga escala.
Além da feira, Helder Barbalho e Jader Filho visitaram a fábrica da CAIO, localizada em Botucatu, onde estão sendo montados os ônibus elétricos e os modelos a Diesel Euro 6 que também integrarão a frota da região metropolitana.
Ao todo, o Governo do Pará adquiriu 40 ônibus elétricos e 225 ônibus Euro 6, com um investimento total de 120 milhões de reais. A previsão é que todos esses veículos sejam entregues ainda este ano.
Os novos ônibus elétricos, que serão integrados ao sistema BRT da Região Metropolitana de Belém, possuem capacidade para transportar até 75 passageiros e autonomia para rodar 250 quilômetros.
Além disso, todos os veículos adquiridos contam com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas de energia e ferramentas de acessibilidade. Os pontos de recarga para esses ônibus serão instalados nos terminais de passageiros.
Saiba mais:
COP 30
A modernização da frota de ônibus é parte dos preparativos para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que será realizada em Belém em novembro de 2025. Este evento global destaca a importância de iniciativas sustentáveis e a redução das emissões de gases do efeito estufa, alinhando-se com as políticas ambientais do Governo Federal.