O Ministério das Cidades entregou 30 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida Rural e inaugurou uma nova estação de tratamento de água neste sábado, 17, em Paragominas no sudeste do Pará.
As moradias foram destinadas a famílias da Vila da CAIP que fica a 82 quilômetros da sede do município. A entrega contou com a presença do ministro das Cidades Jader Filho do prefeito Sidney Rosa e de autoridades municipais e estaduais. Segundo o ministério Paragominas possui 441 contratações ativas do programa no ano de 2025 e as 30 casas entregues neste sábado são as primeiras do conjunto.
Entre os novos moradores está o trabalhador rural Miguel Abel de 61 anos que recebeu pela primeira vez uma casa de alvenaria após viver em uma residência construída com madeira e barro.
Durante a cerimônia o ministro afirmou que Paragominas concentra o maior volume de contratações do Minha Casa Minha Vida Rural no Pará.
“Essa é a segunda vez em 7 meses que estamos aqui na Vila da CAIP para tratar do Minha Casa, Minha Vida. Estive aqui em maio de 2025 contratando essas obras e agora estamos com casas prontas pra morar. Somente aqui em Paragominas, temos 441 casas contratadas ainda em 2025, o maior número de contratações do Rural no estado. Estas 30 são as primeiras unidades que estamos entregando por aqui, pois, nas próximas semanas, serão entregues mais moradias que estão finalizando as obras”, declarou.
Estação de Tratamento de Água
Na mesma data foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água do bairro Nagibão obra de R$ 45 milhões que completa o abastecimento urbano de água no município. Do total R$ 30,8 milhões foram repassados pelo Ministério das Cidades.
A estação faz parte do projeto de saneamento executado pela Agência de Saneamento de Paragominas que resultou na entrega da Estação de Tratamento de Água do bairro Jaderlândia inaugurada em agosto de 2025 também com a presença do ministro. Com as duas estruturas Paragominas atingiu cobertura integral de abastecimento de água na área urbana.
Durante o evento o ministro afirmou que a área de saneamento recebeu investimentos que estavam parados. “A ampliação do abastecimento de água em Paragominas é um projeto que merece usado como modelo em muitas outras cidades do Pará e do Brasil. Quando chegamos ao Ministério das Cidades, estes investimentos estavam travados e conseguimos dar tração para podermos entregar essas obras. Investir em água de qualidade é, também, investir na saúde das pessoas. Aqui, estamos atingindo 100% da população de Paragominas com abastecimento de água, o que contribui para alcançarmos as metas de universalização dos serviços previstos pelo Marco Legal do Saneamento”, declarou.
Ainda durante a agenda o ministro recebeu a comenda municipal “Célio Miranda” destinada a personalidades que contribuíram para o município. Segundo a Prefeitura Paragominas recebeu mais de 300 milhões de reais em recursos federais por meio do Minha Casa Minha Vida do Novo PAC Seleções e de contratos celebrados com o Ministério das Cidades.
Veja também:
Matrículas para novos alunos da rede estadual do Pará começam nesta segunda e vão até 30 de janeiro
Acesse o nosso perfil no Instagram


