Em Belém, agentes da Polícia Federal acompanharam o barco que recebeu a visita do presidente da França, Emmanuel Macron, na tarde de quinta-feira (6). A ação de segurança contou com a colaboração da Marinha do Brasil, que já havia realizado uma inspeção prévia na embarcação. O objetivo da vistoria era detectar a presença de explosivos ou de riscos associados a agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.
Após desembarcar na capital paraense, o chefe de estado francês seguiu para a Universidade Federal do Pará (UFPA). No local, Macron teve a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela expedição científica Iaraçu, que partiu de Manaus. O grupo é formado por pesquisadores do Brasil e da França que estão no país para a COP30.
A proteção perimetral do barco visitado continua a ser uma operação conjunta da PF com a Marinha. Paralelamente, a Polícia Federal é a responsável pela segurança direta do presidente francês e de centenas de outras autoridades estrangeiras que participam da cúpula de líderes da Conferência, nos dias 6 e 7 de novembro.
Veja também:
Lula cobra fim de “interesses egoístas” e anuncia COP30 como marco para decisões climáticas
Acesse o nosso perfil no Instagram


