novembro 2, 2025
InícioParáHelder Barbalho destaca protagonismo do Pará na agenda climática durante o Global...

Helder Barbalho destaca protagonismo do Pará na agenda climática durante o Global Citizen Festival Amazônia

A edição amazônica do festival ocorreu no Mangueirão e contou com apresentações de Chris Martin, Charlie Puth, Anitta, Gilberto Gil, Seu Jorge, Gaby Amarantos e Viviane Batidão

Publicado em

O governador Helder Barbalho (MDB) participou, neste sábado (1º), do Global Citizen Festival Amazônia, evento internacional realizado pela primeira vez em Belém, reunindo lideranças políticas, artistas e ativistas de diversas partes do mundo em defesa do meio ambiente e do combate às desigualdades.

A edição amazônica do festival ocorreu no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) e contou com apresentações de Chris Martin, Charlie Puth, Anitta, Gilberto Gil, Seu Jorge, Gaby Amarantos e Viviane Batidão. Entre as autoridades presentes, destacaram-se a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, além de representantes de governos e organizações internacionais.

Ao lado da primeira-dama Daniela Barbalho, o governador ressaltou o papel do Pará na liderança das ações ambientais e o orgulho do povo paraense por sediar o evento.

“Vamos falar bem alto, o mundo está vendo a gente. A natureza molda a nossa identidade, a nossa economia e o nosso futuro. Mas, além da natureza, o Pará é definido pelo seu povo, esse povo maravilhoso, que é o povo paraense”, declarou.

Helder relembrou que, em 2021, respondeu ao apelo do Global Citizen e da banda Coldplay por uma atuação mais forte de governadores da Amazônia brasileira na pauta climática. Segundo ele, o evento marca a consolidação dessa parceria entre governos e sociedade civil.

“Desde então, seguimos unindo política e cultura para proteger o ecossistema vital da Amazônia. Agora, essa colaboração se concretiza, e o Pará se prepara para sediar a COP30, um marco global dez anos após o Acordo de Paris”, afirmou o governador.

Durante o discurso, Helder enfatizou o simbolismo da realização da conferência na capital paraense.

“O mundo irá se reunir em Belém, no coração da Amazônia, com a urgência e a solidariedade que o momento exige. É tempo de transformar discurso em compromisso, trabalho em legado e esperança em resultado”, completou.

O governador encerrou sua fala com uma mensagem de união e protagonismo amazônico:

“Do Pará para o mundo, quem fala é a floresta, e nós, que vivemos aqui, somos a floresta. A Amazônia pode, o Pará pode, e nós vamos mostrar ao mundo que somos um povo acolhedor e um Estado extraordinário. Viva a Amazônia! Viva o Brasil!”

Redução histórica do desmatamento

O governo do Pará tem intensificado, nos últimos anos, políticas públicas voltadas à sustentabilidade por meio do Plano Estadual Amazônia Agora. As ações incluem combate ao desmatamento, restauração florestal, bioeconomia, regularização ambiental, REDD+ e pagamento por serviços ambientais, com foco na valorização das comunidades locais e tradicionais.

Como resultado, o estado registrou uma redução de 54% no desmatamento entre 2021 e 2024, de acordo com dados do sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), além de uma queda superior a 85% nos focos de incêndio florestal em 2025.

Sobre o Global Citizen

Fundado em 2008, o Global Citizen é um movimento internacional que mobiliza cidadãos, líderes e organizações no enfrentamento da pobreza extrema, das desigualdades e das mudanças climáticas. A iniciativa atua como uma plataforma global de engajamento, incentivando ações concretas para a construção de um planeta mais justo e sustentável.

O Global Citizen Festival, evento símbolo do movimento, combina música, cultura e ativismo social, reunindo artistas e líderes mundiais em apresentações e debates voltados à proteção ambiental, à erradicação da pobreza e à promoção da justiça social.

Realizado anteriormente em cidades como Nova Iorque, Berlim, Mumbai, Johannesburgo, Paris, Accra e Lagos, o festival teve em 2025 sua primeira edição na Amazônia. A realização em Belém reforçou o papel estratégico da região nas discussões globais sobre o futuro climático do planeta e consolidou o Pará como protagonista na agenda ambiental internacional.

spot_img

Últimos Artigos

Cemitério Municipal tem movimentação intensa no Feriado de Finados

O Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro São Vicente, registrou movimentação...

‘Prefeitura com Você’ registra alta adesão em ação que reuniu saúde, emissão de documentos e lazer

A 19ª edição do programa "Prefeitura com Você", realizada no bairro Caranã, neste sábado...

Prefeitura leva atendimento de saúde a moradores do Caranã

A 19ª edição do programa “Prefeitura com Você” ocorreu neste sábado (1), na Praça...

Helder e Lula entregam ampliação do Aeroporto de Belém e novo Porto de Outeiro

Em um esforço final para estruturar Belém para a 30ª Conferência do Clima da...

Mais como este

Cemitério Municipal tem movimentação intensa no Feriado de Finados

O Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro São Vicente, registrou movimentação...

‘Prefeitura com Você’ registra alta adesão em ação que reuniu saúde, emissão de documentos e lazer

A 19ª edição do programa "Prefeitura com Você", realizada no bairro Caranã, neste sábado...

Prefeitura leva atendimento de saúde a moradores do Caranã

A 19ª edição do programa “Prefeitura com Você” ocorreu neste sábado (1), na Praça...