fevereiro 16, 2026
InícioParáHelder Barbalho destaca protagonismo do Pará na agenda climática durante o Global...

Helder Barbalho destaca protagonismo do Pará na agenda climática durante o Global Citizen Festival Amazônia

A edição amazônica do festival ocorreu no Mangueirão e contou com apresentações de Chris Martin, Charlie Puth, Anitta, Gilberto Gil, Seu Jorge, Gaby Amarantos e Viviane Batidão

Publicado em

O governador Helder Barbalho (MDB) participou, neste sábado (1º), do Global Citizen Festival Amazônia, evento internacional realizado pela primeira vez em Belém, reunindo lideranças políticas, artistas e ativistas de diversas partes do mundo em defesa do meio ambiente e do combate às desigualdades.

A edição amazônica do festival ocorreu no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) e contou com apresentações de Chris Martin, Charlie Puth, Anitta, Gilberto Gil, Seu Jorge, Gaby Amarantos e Viviane Batidão. Entre as autoridades presentes, destacaram-se a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; e a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, além de representantes de governos e organizações internacionais.

Ao lado da primeira-dama Daniela Barbalho, o governador ressaltou o papel do Pará na liderança das ações ambientais e o orgulho do povo paraense por sediar o evento.

“Vamos falar bem alto, o mundo está vendo a gente. A natureza molda a nossa identidade, a nossa economia e o nosso futuro. Mas, além da natureza, o Pará é definido pelo seu povo, esse povo maravilhoso, que é o povo paraense”, declarou.

Helder relembrou que, em 2021, respondeu ao apelo do Global Citizen e da banda Coldplay por uma atuação mais forte de governadores da Amazônia brasileira na pauta climática. Segundo ele, o evento marca a consolidação dessa parceria entre governos e sociedade civil.

“Desde então, seguimos unindo política e cultura para proteger o ecossistema vital da Amazônia. Agora, essa colaboração se concretiza, e o Pará se prepara para sediar a COP30, um marco global dez anos após o Acordo de Paris”, afirmou o governador.

Durante o discurso, Helder enfatizou o simbolismo da realização da conferência na capital paraense.

“O mundo irá se reunir em Belém, no coração da Amazônia, com a urgência e a solidariedade que o momento exige. É tempo de transformar discurso em compromisso, trabalho em legado e esperança em resultado”, completou.

O governador encerrou sua fala com uma mensagem de união e protagonismo amazônico:

“Do Pará para o mundo, quem fala é a floresta, e nós, que vivemos aqui, somos a floresta. A Amazônia pode, o Pará pode, e nós vamos mostrar ao mundo que somos um povo acolhedor e um Estado extraordinário. Viva a Amazônia! Viva o Brasil!”

Redução histórica do desmatamento

O governo do Pará tem intensificado, nos últimos anos, políticas públicas voltadas à sustentabilidade por meio do Plano Estadual Amazônia Agora. As ações incluem combate ao desmatamento, restauração florestal, bioeconomia, regularização ambiental, REDD+ e pagamento por serviços ambientais, com foco na valorização das comunidades locais e tradicionais.

Como resultado, o estado registrou uma redução de 54% no desmatamento entre 2021 e 2024, de acordo com dados do sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), além de uma queda superior a 85% nos focos de incêndio florestal em 2025.

Sobre o Global Citizen

Fundado em 2008, o Global Citizen é um movimento internacional que mobiliza cidadãos, líderes e organizações no enfrentamento da pobreza extrema, das desigualdades e das mudanças climáticas. A iniciativa atua como uma plataforma global de engajamento, incentivando ações concretas para a construção de um planeta mais justo e sustentável.

O Global Citizen Festival, evento símbolo do movimento, combina música, cultura e ativismo social, reunindo artistas e líderes mundiais em apresentações e debates voltados à proteção ambiental, à erradicação da pobreza e à promoção da justiça social.

Realizado anteriormente em cidades como Nova Iorque, Berlim, Mumbai, Johannesburgo, Paris, Accra e Lagos, o festival teve em 2025 sua primeira edição na Amazônia. A realização em Belém reforçou o papel estratégico da região nas discussões globais sobre o futuro climático do planeta e consolidou o Pará como protagonista na agenda ambiental internacional.

spot_img

Últimos Artigos

Zé Haroldo Cathedral assegura continuidade das obras de pavimentação no bairro Monte Cristo

As obras de infraestrutura urbana no bairro Monte Cristo, em Boa Vista, seguem avançando...

Danny abre Carnaval 2026 em Boa Vista com Arrastão da Alegria e reúne blocos no Circuito Praça Fábio Marques Paracat

Com muita música, alegria e diversão, o Carnaval 2026: Nosso Bloco Junto com Você começou neste...

Ex-reitor da UERR recebe nota 100 em avaliação assinada pelo atual reitor

O ex-reitor da Universidade Estadual de Roraima, Regys Odlare Lima de Freitas, recebeu nota...

Ministério das Cidades entrega 17 casas do “Minha Casa Minha Vida Rural” em Santo Antônio do Tauá (PA)

Dezessete famílias da comunidade de São Raimundo de Borralhos receberam nesta sexta-feira, 13, as...

Mais como este

Zé Haroldo Cathedral assegura continuidade das obras de pavimentação no bairro Monte Cristo

As obras de infraestrutura urbana no bairro Monte Cristo, em Boa Vista, seguem avançando...

Danny abre Carnaval 2026 em Boa Vista com Arrastão da Alegria e reúne blocos no Circuito Praça Fábio Marques Paracat

Com muita música, alegria e diversão, o Carnaval 2026: Nosso Bloco Junto com Você começou neste...

Ex-reitor da UERR recebe nota 100 em avaliação assinada pelo atual reitor

O ex-reitor da Universidade Estadual de Roraima, Regys Odlare Lima de Freitas, recebeu nota...