O prefeito Arthur Henrique vistoriou as obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Olenka Macellaro Thomé Vieira, no bairro Caimbé, que está sendo reconstruída no modelo Porte 4. Com 631,10 m² de área, a estrutura vai ampliar o atendimento à população e terá capacidade para realizar mais de 4,5 mil atendimentos por mês, segundo a Prefeitura de Boa Vista.
Arthur destacou que a unidade substitui o prédio antigo da UBS e passa a oferecer ambientes modernos e adequados para o trabalho das equipes de saúde. “A UBS Olenka funcionava em um prédio antigo. Agora, com a nova estrutura de Porte 4, teremos um espaço moderno, com qualidade e ambientes adequados para a população e para os profissionais — médicos, enfermeiros e também os agentes comunitários de saúde, que terão um local apropriado para desenvolver o trabalho e garantir a cobertura da população do bairro”, afirmou o prefeito.
A unidade oferecerá atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos e de assistência social, concentrando os principais serviços de atenção primária. O prefeito também lembrou que, durante sua gestão, já foram entregues dez UBSs e outras quatro estão em fase de conclusão, entre elas a Olenka Macellaro Thomé Vieira, prevista para ser inaugurada no início de 2026.
Enquanto a obra avança, a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Olenka segue prestando atendimento à comunidade. “Hoje, acompanhamos 2.316 famílias atendidas pela UBS Olenka, com foco na promoção da atenção primária, prevenção de doenças e tratamento de problemas de saúde”, explicou o superintendente de Atenção Básica, André Cruz.
As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos e agentes comunitários de saúde que realizam visitas periódicas aos pacientes. O aposentado Alexandre Ventura, de 67 anos, morador do Caimbé há quase três décadas, destacou a importância do acompanhamento. “Mesmo com as obras, continuamos recebendo a equipe da UBS. Temos uma ótima expectativa com a nova estrutura, que será maior e mais completa do que a anterior”, disse.
Além da UBS Olenka, outras três unidades do mesmo porte estão sendo construídas e devem ser entregues até o início de 2026: UBS Prof. Mariano de Andrade (Caranã), UBS Délio Tupinambá (Nova Cidade) e UBS Santa Teresa.
Veja também:
Acesse o nosso perfil no Instagram