O sábado, 27, foi dedicado ao cuidado dos pets do município de Iracema, cidade localizada a 93 quilômetros de Boa Vista. Aproximadamente 100 cães e gatos passaram por castração em mais uma edição da ação itinerante do Programa do Bem-Estar Animal, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).
Além do procedimento, os tutores também tiveram acesso ao serviço de microchipagem, garantindo mais segurança e identificação para os animais. Iracema foi a quarta cidade a receber os atendimentos do castramóvel.
A iniciativa é presidida pelo deputado Marcinho Belota (PRTB), que ressaltou o sucesso da ação e destacou a importância de ações voltadas à valorização da vida animal. O parlamentar também lembrou que medidas como a castração contribuem não apenas para o bem-estar dos pets, mas também para a saúde pública e a qualidade de vida dos próprios animais.
“A nossa meta até o final do ano é atender pelo menos mais quatro municípios. Essas ações são muito importantes porque isso também é saúde pública. Hoje conseguimos atender 100 animais, sendo 60 machos e 40 fêmeas. E a gente sabe que este é um serviço caro e que muitas pessoas aqui não teriam condições de arcar com todos os custos que incluem uma cirurgia de castração”, defendeu Belota.
A professora Léia Sousa, atua como protetora de animais em Iracema, destacou a urgência do controle populacional no município, onde há um grande número de cães e gatos em situação de rua. Moradora da cidade há nove anos, ela explicou que, além de cuidar de seus próprios animais, também acolhe e oferece alimentação a bichos abandonados.
“Eu tenho nove gatos, todos castrados, e também cuido de uma cadela de rua. Hoje trouxe meu cachorro para o procedimento e aproveitei para trazer ela também. Ações como essa são fundamentais, porque há muitos animais soltos que continuam se reproduzindo sem controle”, afirmou.
Entre os animais atendidos no mutirão deste sábado estava Lobinha, uma husky siberiana de apenas seis meses. Ela foi levada pela tutora Eliane Santana, que não pensou duas vezes em aproveitar o procedimento gratuito ainda na fase jovem da cadela.
“Essa é uma ação muito importante, não apenas para evitar a reprodução, mas principalmente para a saúde do animal. Para garantir o bem-estar da minha cadela, trouxe ela para castrar, porque não basta apenas dar amor, é preciso também cuidar. ”
Programa do Bem-Estar Animal
Conforme explicou o diretor do programa, Iullo Barreto, todos os animais atendidos, tanto nas ações itinerantes quanto na sede em Boa Vista, passam por exames prévios. O objetivo é garantir que estejam em boas condições de saúde antes de realizar o procedimento cirúrgico.
“Os animais passam por uma triagem e, em seguida, nossa equipe realiza um exame de hemograma completo para verificar se apresentam anemia ou outros problemas de saúde. Estando tudo certo, eles são encaminhados para o castramóvel.”
Na capital, os procedimentos cirúrgicos são realizados pela manhã, das 7h30 às 11h. A unidade fica na Avenida Mário Homem de Melo, 191, Centro e funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30, sem intervalo para almoço. Também é possível tirar dúvidas pelo número (95) 99163-2158, exclusivo para este tipo de demanda.
Para cadastro de cães e gatos (ambos para fêmeas e machos), o tutor deve apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e dados do animal para avaliação da equipe veterinária.
Saiba mais:
ALERR leva projeto “Saúde pra VALERR” a Caracaraí com atendimentos gratuitos
Acesse o nosso Instagram