O Movimento Todos por Roraima promoveu, na noite da quinta-feira, 25, a primeira reunião segmentada, reunindo representantes de todas as categorias de servidores públicos estaduais na sede do Sindpol, no bairro Jóquei Clube. O encontro contou com a presença de 13 sindicatos e dezenas de categorias, já que algumas entidades englobam mais de um segmento profissional.
A iniciativa marca o início de uma série de encontros temáticos que têm como objetivo ouvir diferentes setores da sociedade roraimense. O deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos), um dos idealizadores do Movimento, destacou a importância da escuta direta e do diálogo para a construção de soluções que reflitam a realidade do estado.
“Sempre compreendi que o diálogo, a mesa de negociações era o melhor caminho para construir as saídas, nem sempre as que desejamos, mas vamos avançando. Aposto muito o alinhamento, na conversa. Esse movimento é exatamente isso. Esse é o primeiro encontro e não poderia começar de forma diferente que não fosse com servidores públicos. Pedir a contribuição para identificar os anseios, os direitos pretendidos”, afirmou o parlamentar.
Sampaio ressaltou ainda que as contribuições apresentadas serão fundamentais para a formulação de um diagnóstico realista das necessidades dos servidores públicos. Todo cidadão ou cidadã também pode participar por meio do site www.todosporroraima.com.
A presidente do SINTRAS-RR, Maceli Carvalho, que representa os trabalhadores da saúde, classificou o movimento como positivo. “Esse propósito de escutar as bases primeiro para ele se direcionar, traçar realmente uma política voltada para a realidade de Roraima, é uma visão muito positiva. Eu saio desse encontro aqui com uma esperança no coração, principalmente a gente que é mulher, a gente que é profissional de saúde, a gente vive as mazelas do dia a dia, enfraquecimento do SUS”, afirmou.
Já Leandro Almeida, do Sindpol, disse ser louvável a iniciativa de um mandatário ir até a sociedade colher os reclames, as sugestões da sociedade, que é quem ele representa no exercício do seu mandato. “Nesse primeiro momento, está sendo feito com representantes de classe, ou seja, presidentes de associações e de sindicatos, que é o momento que a gente vai trazer as nossas dores, as nossas sugestões, para que isso possa, lá na frente, se transformar em política pública”, pontuou.
O Movimento Todos por Roraima seguirá com reuniões segmentadas em diferentes áreas, ouvindo setores como agronegócio, juventude, mulheres, cooperativas e lideranças indígenas. O objetivo é construir, de forma participativa, propostas que contemplem as demandas mais urgentes da população e apontem caminhos para o desenvolvimento do estado. Todo cidadão ou cidadã também pode participar por meio do site www.todosporroraima.com.