A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou, na tarde de sábado (6), uma Sessão Especial Itinerante para conceder a nove moradores pioneiros de Rorainópolis a comenda Orgulho de Roraima, em reconhecimento a serviços prestados ao desenvolvimento rural, político e social do município localizado no Sul do estado.
A iniciativa foi proposta pelo deputado Jorge Everton (União), por meio de requerimento aprovado em plenário. A solenidade ocorreu na vicinal 11, km 4, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 068/2025. Foram homenageados: Iraíde Pereira dos Reis, Maria Clélia Pereira da Costa, Francisco Ferreira de Sousa, Lucas Vieira da Silva, Felipe de Oliveira, Francisco Monteiro Cunha, Joarismar Fernandes Pessoa, Gilberto Almeida Antiago e José Fernandes de Sousa.
O presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), participou do evento, que também integrou a 5ª edição da Copa Jorge Everton de Futebol das Vicinais. Ele destacou a importância da homenagem.
“Quero parabenizá-lo por realizar esse evento. Na oportunidade, concedemos a comenda a várias lideranças comunitárias que contribuíram e ainda contribuem em diversas vertentes do município, seja no esporte, na educação ou na agricultura. São pessoas que merecem as nossas homenagens e reconhecimento”, afirmou.
O deputado Jorge Everton ressaltou a decisão de unir esporte e cidadania.
“Geralmente, fazemos essa sessão lá no plenário da Assembleia Legislativa. No entanto, junto ao presidente Soldado Sampaio, resolvemos vir até aqui para mostrar nosso respeito, nossa gratidão e, acima de tudo, nosso reconhecimento por eles que ajudam essa localidade a crescer”, disse.
Entre os homenageados, a professora aposentada Maria Clélia Pereira da Costa destacou a relevância da condecoração.
“É uma forma de reconhecimento da nossa atuação e respeito pelos pioneiros, pois é uma honraria muito relevante. Para mim, recebê-la foi muito importante para nós, como professores, seres humanos que viemos de baixo. Chegar a ser reconhecido é um presente”, declarou.
O agricultor Joarismar Fernandes Pessoa também comentou sobre a segunda vez em que recebeu a comenda.
“É um sentimento de muita alegria. Cheguei aqui em 1981, com meus pais, tive uma boa participação na vida pública, e hoje me dedico à agricultura. É muito bom esse reconhecimento dos parlamentares. Para mim foi uma satisfação”, concluiu.
Além da entrega da comenda, o evento foi marcado por homenagens individuais, destacando as trajetórias dos agraciados, entre agricultores, educadores e lideranças comunitárias, que contribuíram para a consolidação e o crescimento de Rorainópolis.