O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), em Boa Vista, deu início nesta terça-feira (12) à programação comemorativa pelos 25 anos de funcionamento. A unidade, inaugurada em 13 de agosto de 2000, é a única de alta complexidade pediátrica em Roraima e atende crianças de todo o estado e de países vizinhos.
A abertura contou com atividades voltadas aos pacientes internados, como visitas aos blocos do hospital e pintura facial. O objetivo, segundo a Comissão de Organização de Eventos do HCSA, é oferecer momentos de descontração para contribuir com o bem-estar emocional durante o período de internação.
De acordo com Lidiane Lopes, integrante da comissão, a iniciativa busca integrar o cuidado médico ao aspecto humano do atendimento.
“A proposta é trazer o lúdico para que os pequenos vivenciem a essência de ser criança, mesmo durante o tratamento. Isso contribui para um ambiente mais positivo e para um ciclo de recuperação mais saudável”, afirmou.
A dona de casa Marleide Santos, mãe do paciente Kauã Rivera, de 2 anos, avaliou que a programação tem impacto positivo no cotidiano das crianças internadas.
“Ficar deitado em um leito de hospital por dias e até meses não é fácil. Hoje, com as atividades, meu filho ficou mais animado e já fez pintura facial do personagem favorito dele. Isso ajuda muito na recuperação”, disse.
Nos últimos quatro anos, o HCSA realizou mais de 420 mil atendimentos de emergência e 31 mil internações. A unidade também dispõe de enfermaria destinada à população indígena, organizada para respeitar aspectos culturais e as necessidades específicas desses pacientes.