janeiro 1, 2026
InícioRoraimaMarinha do Brasil recebe homenagem da ALE por 50 anos de atuação...

Marinha do Brasil recebe homenagem da ALE por 50 anos de atuação de Navio-Patrulha em Roraima

Cerimônia reconhece atuação na proteção das fronteiras e apoio às comunidades ribeirinhas

Publicado em

A memória e o legado de cinco décadas de navegação pelos rios da Amazônia foram celebrados na manhã desta segunda-feira, 16, durante a sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Em homenagem aos 50 anos de atuação do Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Roraima”, a Casa entregou a comenda “História Viva de Roraima” ao vice-almirante João Alberto de Araújo Lampert, comandante do 9º Distrito Naval, em uma cerimônia que exaltou o papel da embarcação na defesa e integração da região.

O evento aconteceu no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas e foi marcado por discursos de gratidão à Marinha do Brasil e à embarcação que leva o nome do estado, símbolo da presença militar nos rios amazônicos. A cerimônia também contou com apresentação conjunta das bandas da Marinha do Brasil e da Polícia Militar de Roraima, que executaram os hinos Nacional e de Roraima.

Representando a Mesa Diretora da ALE-RR, o primeiro-vice-presidente, deputado Jorge Everton (União), destacou a relevância do NPaFlu “Roraima” para o estado e para o país.

“Agradecemos à Marinha do Brasil pelos serviços prestados em nosso estado, especialmente pela defesa das fronteiras e pelo apoio às comunidades ribeirinhas. Em nome do presidente Soldado Sampaio, expressamos nossa gratidão e pedimos que Deus continue abençoando todos os militares, em especial os que atuam em Roraima”, afirmou.

Ao receber a honraria, o vice-almirante João Lampert agradeceu em nome da tripulação e reforçou o compromisso da Marinha com a proteção da Amazônia e das fronteiras brasileiras.

“É uma grande satisfação trazer o Navio-Patrulha Roraima, que completa 50 anos, ao estado que lhe dá nome. A embarcação atua na defesa das riquezas amazônicas e das fronteiras, abrangendo também os estados do Amazonas, Acre e Rondônia. É uma honra e uma responsabilidade seguir contribuindo com a proteção da Amazônia e com o desenvolvimento desta região belíssima”, destacou.

O comandante do NPaFlu “Roraima”, capitão de corveta Antônio Carrijo Neto, explicou que o navio é o primeiro de uma classe batizada em homenagem ao estado.

“Tenho a honra de comandar o Navio-Patrulha Fluvial Roraima, que representa uma importante ferramenta da Marinha do Brasil na atuação fluvial em toda a região amazônica”, ressaltou.

Ao encerrar a solenidade, o deputado Jorge Everton renovou, em nome do presidente da Casa, o reconhecimento à Marinha.

“Espero que esta homenagem tenha demonstrado todo o carinho e respeito que temos pela Marinha do Brasil. Roraima precisa muito dos senhores. Deixo ainda nosso reconhecimento ao presidente Soldado Sampaio, defensor da democracia e da história do nosso estado, que tanto valoriza essa parceria. Em nome dele, agradeço do fundo do coração pelos relevantes serviços prestados ao povo roraimense”, concluiu.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr), com registros fotográficos disponíveis no Flickr da ALE-RR.

Comunicação e memória da Marinha

Durante a sessão, foi exibido um teaser do documentário que a TV Assembleia (canal 57.3) está produzindo em homenagem aos 50 anos do Navio-Patrulha Fluvial Roraima. A estreia será no dia 27 de junho, com transmissão pela emissora e pelo canal oficial da ALE-RR no YouTube (@assembleiarr).

A equipe da TV Assembleia acompanhou parte da última missão do navio, que partiu de Manaus com destino a Boa Vista, mas precisou encerrar o trajeto em Caracaraí devido às condições de navegabilidade do rio. O documentário resgata a trajetória histórica da embarcação e os serviços prestados na defesa e integração da Amazônia.

Visitação em Caracaraí

Como parte das comemorações, o NPaFlu “Roraima” estará aberto à visitação pública e gratuita nesta segunda (16) e terça-feira (17), das 9h às 17h, no porto de Caracaraí. O acesso será pelo cais do DNIT, localizado na rua lateral ao Corpo de Bombeiros do município. A população poderá conhecer os compartimentos do navio, sua missão e características operacionais.

spot_img

Últimos Artigos

Vira Pará reúne milhares de pessoas no Mangueirão com shows nacionais

Na noite da virada para 2026, uma grande festa pública de réveillon no estacionamento...

Médicos preveem alta hospitalar de Jair Bolsonaro e retorno à Superintendência da PF nesta quinta-feira

Médicos responsáveis pelo acompanhamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, internado desde a véspera de Natal...

Políticas sociais de Boa Vista atenderam 60 mil pessoas em todas as fases da vida em 2025

A prefeitura de Boa Vista divulgou, nesta quarta-feira (31), que, por meio da Secretaria...

UFPA abre inscrições para mais de 30 programas de mestrado e doutorado

A Universidade Federal do Pará (UFPA) tornou pública as novas oportunidades de ingresso em...

Mais como este

Vira Pará reúne milhares de pessoas no Mangueirão com shows nacionais

Na noite da virada para 2026, uma grande festa pública de réveillon no estacionamento...

Médicos preveem alta hospitalar de Jair Bolsonaro e retorno à Superintendência da PF nesta quinta-feira

Médicos responsáveis pelo acompanhamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, internado desde a véspera de Natal...

Políticas sociais de Boa Vista atenderam 60 mil pessoas em todas as fases da vida em 2025

A prefeitura de Boa Vista divulgou, nesta quarta-feira (31), que, por meio da Secretaria...