A enfermeira Lindinalva Lopes Marques, de 50 anos, foi nomeada coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste (Dsei-Leste). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (4) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O cargo estava vago há mais de três meses.
Lindinalva é servidora da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau) há 21 anos. Atuou como auxiliar de enfermagem a partir de 2004 e, desde 2013, exerce a função de enfermeira. Também foi diretora do Hospital Délio Tupinambá, em Pacaraima, e foi candidata a vereadora no município em 2024 pelo PDT, não sendo eleita.
A cessão da servidora foi autorizada pelo governador Antonio Denarium (PP) no dia 27 de maio, após solicitação do Ministério da Saúde. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na mesma data.
A nomeação ocorre após a indicação de Letícia Monteiro ao cargo no dia 16 de maio, por meio de portaria do Ministério da Saúde. Letícia chegou a participar de uma posse simbólica no dia 19, em frente à sede do órgão em Boa Vista. No entanto, a portaria foi cancelada antes de ser publicada no DOU.
Lideranças do Conselho Indígena de Roraima (CIR), que representa cerca de 58 mil indígenas em 11 municípios, manifestaram apoio ao nome de Letícia Monteiro.
Lindinalva recebeu apoio de cinco associações indígenas que não integram o CIR, entre elas a Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiurr), que informa representar cerca de 22 mil indígenas no estado.
O Dsei-Leste é responsável pela coordenação das ações de atenção básica de saúde em comunidades indígenas localizadas em diferentes regiões de Roraima.