ma nova confusão envolvendo a crise política no município de Gurupá, no arquipélago do Marajó, foi registrada no último sábado (31), quando o vereador Morcego (União Brasil) protagonizou um episódio tenso em frente à Câmara Municipal. Segundo testemunhas, ele teria feito gestos obscenos para populares e, mais tarde, ameaçado de morte o novo chefe da Casa Civil, o ex-prefeito Joãozinho Batista (MDB).
A crise política se intensificou na última semana de maio, quando a oposição local – supostamente liderada pelo vice-prefeito Rosélio Pureza (PP) – tentou articular o afastamento da prefeita Iracilda Alho (MDB). No entanto, a estratégia foi frustrada com o apoio público da cúpula do próprio PP, incluindo o deputado estadual Luth Rebelo, e do governador Helder Barbalho (MDB), que reforçaram a permanência da gestora à frente da prefeitura.
Com o intuito de acalmar os ânimos e reestruturar a base aliada, Iracilda trouxe Joãozinho Batista de volta à gestão municipal, nomeando-o chefe da Casa Civil. A decisão, alinhada com o presidente estadual do MDB e ministro das Cidades, Jader Filho, fortaleceu a prefeita e desestabilizou a oposição, que perdeu força após movimentos populares em defesa da democracia local e a sinalização firme do governador.
No entanto, Morcego, único parlamentar que se manteve na oposição mesmo após as movimentações políticas de Belém, passou a demonstrar resistência explícita. De acordo com informações obtidas pela reportagem do portal O FATO, o vereador foi até a Casa Civil no sábado (31) e, na presença de diversas testemunhas, teria ameaçado verbalmente Joãozinho Batista de morte, declarando insatisfação com sua entrada na equipe de Iracilda.
A confusão prosseguiu do lado de fora, quando o vereador foi cercado por populares indignados com a suposta ameaça e por sua postura diante da instabilidade política. Houve discussão acalorada, e o parlamentar precisou ser protegido por um segurança pessoal.
Nesta terça-feira (3), a prefeita Iracilda esteve no Palácio do Governo, em Belém, ao lado do deputado federal Júnior Ferrari (PSD), em reunião com o governador Helder Barbalho. Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador reafirmou seu compromisso político com a gestora de Gurupá, reforçando o apoio à sua permanência no cargo.
A equipe de reportagem do Portal O Fato tenta contato com o vereador Morcego e Joãozinho Batista. Aguardamos resposta.