Após um pedido do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador Antonio Denarium (PP) autorizou a cessão da servidora estadual Lindinalva Lopes Marques, de 50 anos, para assumir a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste (Dsei-Leste). A decisão está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (27).
Lindinalva é servidora da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) há 21 anos, atuando desde 2004 como auxiliar de enfermagem e, desde 2013, como enfermeira. Ela também foi diretora do Hospital Délio Tupinambá, em Pacaraima, e, em 2024, participou de sua primeira eleição, concorrendo ao cargo de vereadora de Pacaraima pelo PDT, mas não foi eleita
A nomeação de Lindinalva ainda não foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU). No entanto, já enfrenta a oposição de lideranças indígenas de 11 municípios atendidos pelo Dsei-Leste que mantêm paralisados os atendimentos não urgentes, exigindo a nomeação de Letícia Monteiro para o cargo. Letícia recebeu o apoio do Conselho Indígena de Roraima (CIR), que representa cerca de 58 mil indígenas.
No último dia 16, uma portaria chegou a indicar Letícia Monteiro para o cargo, e no dia 19 ela participou de uma posse simbólica em frente ao órgão, em Boa Vista. Entretanto, o ministro da Saúde cancelou a nomeação antes mesmo da publicação oficial.
Enquanto Letícia tem o apoio do CIR, Lindinalva conta com o apoio de cinco associações que historicamente se opõem ao conselho, entre elas a Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiurr), que representa 22 mil indígenas no estado.