agosto 15, 2025
InícioRoraimaWorkshop da AME BV ensina como usar inteligência emocional para alavancar vendas

Workshop da AME BV ensina como usar inteligência emocional para alavancar vendas

Publicado em

A Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME BV) realizou, na noite de quarta-feira, 9, o workshop “Vendas que geram lucros”, com foco na utilização da inteligência emocional para impulsionar as vendas e fortalecer o comércio local. O evento aconteceu na Sala Multiúso do Teatro Municipal de Boa Vista e contou com a presença de 150 beneficiários da instituição.

Durante a abertura, a diretora-presidente da AME BV, Luciana Surita, ressaltou a importância dos pequenos negócios para a economia local. Segundo ela, a agência atende atualmente quase 1.600 microempreendedores, dos quais 72% são mulheres, com destaque para setores como vestuário e moda, saúde e beleza, alimentação, artesanato e agronegócio.

“O foco neste evento é mostrar a esse público como utilizar a inteligência emocional para organizar suas vendas, com o objetivo de impulsionar a economia local. Queremos, por meio dos relatos dos próprios beneficiários, inspirar outros empreendedores e mostrar que eles podem ser exemplos de sucesso, estimulando mais pessoas dos mais diversos segmentos a nos procurar”, afirmou Luciana Surita.

Microempreendedores compartilham experiências

O evento também incluiu uma roda de conversa com microempreendedoras que compartilharam suas trajetórias de sucesso. Entre elas, Ana Paula, que trabalha com a produção de biojoias em resina, relatou que, após o incentivo da AME BV, passou a exportar seus produtos para Manaus (AM), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).

“Antes, eu produzia cerca de 100 peças e vendia apenas em Boa Vista. Em setembro do ano passado, comecei a exportar para seis lojas fora da cidade e hoje minha linha de produção chega a quase 700 peças por mês. Foi a AME BV que me incentivou e fez com que eu não perdesse meu empreendimento”, disse Ana Paula.

Outra microempreendedora, Regina Mendes, proprietária da marca “Dona Coxinha”, especializada em salgados, também compartilhou sua experiência. Após integrar-se à AME BV em agosto do ano passado, ela levou seu negócio a um novo patamar, conquistando um box no Mercado Municipal Romeu Caldas.

“Procurei absorver ao máximo todos os conhecimentos sobre empreendedorismo, desde a gestão financeira até as boas práticas na produção e no manuseio dos alimentos. Depois disso, tudo mudou. Novas oportunidades surgiram, conquistei mais clientes e o movimento cresceu mais de 50%. Agora, com o apoio da AME, meu próximo passo é lançar uma linha de salgados congelados, com 10 sabores diferentes, embalados a vácuo”, afirmou Regina Mendes.

Wilson Oliveira, empresário no ramo gastronômico e proprietário do Gostoso Açaí, também participou do evento. Ele compartilhou sua experiência de superação e crescimento, destacando a importância da constância e da determinação em sua trajetória.

“Comecei com um capital inicial de R$ 5 mil para abrir meu empreendimento. Hoje, temos duas unidades e empregamos 80 pessoas, além da distribuição de açaí para todo o estado de Roraima, incluindo comunidades indígenas e até países vizinhos, como Guiana e Venezuela”, relatou o empresário.

Palestras proporcionadas pela AME BV

O evento contou ainda com palestras sobre temas essenciais para o empreendedorismo, como “Vendas e Inteligência Emocional”, ministrada pela psicanalista Sidney Brito, e “Como Lucrar Mais”, apresentada pela diretora-executiva da AME BV, Scheila Horfmann. Ambas abordaram tópicos como impactos das decisões empreendedoras, elaboração de plano de negócios e estratégias para o sucesso.

Valdeniza Bezerra, microempreendedora do ramo de produtos derivados de pimenta e frutos regionais, também participou do workshop e destacou a importância do evento para o fortalecimento de sua trajetória. No ano passado, ela conquistou o 1º lugar na etapa regional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) e o 2º lugar na etapa nacional.

“Me chamaram muito a atenção os depoimentos da Ana Paula e da Regina Mendes, como elas conseguiram alavancar seus negócios, não desistiram e como demonstraram uma resiliência crescente”, disse Valdeniza.

spot_img

Últimos Artigos

Sistema desenvolvido pela Polícia Civil de Roraima poderá ajudar no combate a golpes virtuais no país

A Polícia Civil de Roraima (PCRR), por meio do Núcleo de Inteligência (NI), desenvolveu...

Prefeitura de Boa Vista convoca profissionais de saúde aprovados em seletivo da Educação

Uma nova convocação de profissionais para reforçar a Rede Municipal de Ensino foi publicada...

Roraima é 3º maior exportador do Brasil para a Guiana, aponta estudo da Seplan

Nos últimos cinco anos, Roraima se consolidou como um dos protagonistas do comércio exterior...

Projeto “Conexão Financeira” da ALE incentiva jovens a criarem negócios próprios em Roraima

O Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem), da Assembleia Legislativa de Roraima, esteve na...

Mais como este

Sistema desenvolvido pela Polícia Civil de Roraima poderá ajudar no combate a golpes virtuais no país

A Polícia Civil de Roraima (PCRR), por meio do Núcleo de Inteligência (NI), desenvolveu...

Prefeitura de Boa Vista convoca profissionais de saúde aprovados em seletivo da Educação

Uma nova convocação de profissionais para reforçar a Rede Municipal de Ensino foi publicada...

Roraima é 3º maior exportador do Brasil para a Guiana, aponta estudo da Seplan

Nos últimos cinco anos, Roraima se consolidou como um dos protagonistas do comércio exterior...