Em uma votação que durou pouco mais de dez minutos, os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovaram, nesta segunda-feira (23), o Projeto de Lei nº 883/2024, proposto pelo Governo do Estado. A medida cria 63 novos cargos comissionados e de confiança na Secretaria de Governo (Segov).
Do total de cargos aprovados, 49 serão destinados a assessores, 11 para coordenadores regionais, dois para secretários executivos adjuntos e um para secretário executivo. A proposta foi aprovada por 16 votos favoráveis, com 14 deputados presentes no plenário e dois participando remotamente.
O deputado Wilker Barreto (Mobiliza) foi o único parlamentar a se manifestar contra o projeto, enquanto o presidente da Aleam, Roberto Cidade, não participou da votação.
De acordo com o governador Wilson Lima, o objetivo da criação desses cargos é fortalecer a estrutura administrativa da Segov, garantindo mais eficiência na gestão e no atendimento às demandas do estado. A secretaria, comandada por Sérgio Litaiff Filho, está diretamente vinculada ao gabinete do governador.
Além desse projeto, também foi aprovado o Projeto de Lei nº 754/2024, que cria 40 cargos na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O governo esclareceu que esses cargos não representam novas contratações, mas serão preenchidos por meio de remanejamento de servidores de outras secretarias.