Após racha entre caciques políticos, tendo como pivô as eleições municipais no interior, a esposa, o filho e o cunhado do senador Hiran Gonçalves, que também preside o Progressistas em Roraima, entregaram seus cargos no alto escalão do Executivo Estadual ao governador Antonio Denarium, também do PP.
Conforme fontes, o rompimento com o governador teve origem em outro desentendimento. Os senadores Hiran Gonçalves (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos), ambos aliados de Denarium e líderes de seus partidos em Roraima, entraram em conflito devido à disputa pelas prefeituras do interior do Estado.
Alto Alegre
O caso de maior destaque foi em Alto Alegre, onde o atual vice-prefeito, Irmão Max, filiado ao PP, não pôde concorrer à reeleição com Wagner Nunes, do Republicanos, porque o partido de Hiran Gonçalves decidiu lançar uma candidatura própria, apostando no nome do ex-deputado federal Ottaci Nascimento.
A manobra de Gonçalves não deu certo e Wagner Nunes foi reeleito com 61,79% dos votos, mantendo o Republicanos, de Mecias de Jesus, no comando da Prefeitura de Alto Alegre até 2028.
Iracema
O outro caso foi na disputa pela prefeitura de Iracema. O município, que também é colégio eleitoral de Denarium, teve apenas dois candidatos a prefeito: Marlene Saraiva (Republicanos) e Edinho (PP). Apesar do apoio declarado do governador, Edinho não conseguiu se eleger e Marlene foi eleita prefeita com 52,11% dos votos.
O senador Hiran teria ficado insatisfeito com as duas derrotas do PP para o Republicanos e a falta de apoio mais incisivo de Denarium à candidatura do próprio partido em Alto Alegre e teria rompido politicamente com o chefe do Executivo.
Indicados de Hiran entregam cargos
Os indicados do senador no primeiro escalão do Governo do Estado já teriam procurado Denarium para entregar os cargos. A esposa do senador, Gerlane Baccarin, ocupa o cargo de secretária da Representação do Governo de Roraima em Brasília.
O filho do parlamentar, Hiran Gonçalves da Silva, conhecido como ‘Hiranzinho’, é secretário adjunto das Cidades e o cunhado de Hiran, Juliano Bacarim, é o secretário adjunto de Licitação e Contratação.
Até o momento, não houve declaração pública sobre o caso por parte de Denarium ou de Hiran, nem confirmação oficial por meio de publicação em Diário Oficial. O Governo do Estado e o parlamentar foram procurados pela reportagem, mas não se manifestaram.