Nesta sexta-feira, 4, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), esteve em Marabá para acompanhar o andamento das obras da Usina da Paz, cuja inauguração está prevista para este mês de outubro. A estrutura será a 10ª Usina da Paz entregue pelo governo estadual e a terceira localizada na Região do Carajás, que já conta com unidades em Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Com uma área construída de mais de 10 mil metros quadrados, a Usina da Paz de Marabá está praticamente concluída, faltando apenas ajustes finais antes da inauguração. Localizada no bairro Jardim União, a nova unidade seguirá o modelo de sucesso das outras Usinas, oferecendo mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.
A comunidade de Marabá vive a expectativa de usufruir da estrutura, como relata a moradora Érika Souza. “Moro aqui há sete anos e estou muito feliz com a entrega da Usina. Quero que minha filha de 7 anos faça aulas de balé e natação, e eu também pretendo aproveitar os serviços que serão oferecidos”, disse.
As Usinas da Paz, construídas em parceria com a mineradora Vale, oferecem uma ampla gama de serviços gratuitos, incluindo cursos profissionalizantes, oficinas e ações de cidadania. Atualmente, nove unidades estão em funcionamento no estado: sete na Região Metropolitana de Belém e duas no sudeste, em Parauapebas e Canaã dos Carajás.
O governo do Pará já está construindo outras 28 unidades em municípios como Altamira, Bragança, Cametá, Abaetetuba e Santarém. A previsão é que, até 2026, o estado conte com 40 Usinas da Paz em todo o território paraense.
A Usina de Marabá terá dois prédios principais, onde serão realizados cursos, atendimentos de saúde e atividades educativas. O complexo também oferecerá serviços de emissão de documentos e outros atendimentos de cidadania. Além disso, contará com teatro, complexo poliesportivo, playground, parque pet, academia ao ar livre e piscina, consolidando-se como uma referência de lazer e cidadania para os mais de 266 mil moradores da cidade.
As Usinas da Paz fazem parte do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz) e, desde 2021, têm se destacado como um dos principais projetos de cidadania no Brasil, promovendo transformações sociais e ajudando a reduzir a criminalidade por meio de serviços intersetoriais.
Foto: Agência Pará