O governador do Pará, Helder Barbalho, assinou nesta segunda-feira, 30, a ordem de serviço para a construção da ponte sobre o rio Maguari, que ligará a Avenida Augusto Montenegro, em Belém, à Avenida Hélio Gueiros (conhecida como Avenida 40 Horas), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A obra, que será realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Pará (Seinfra), tem como objetivo oferecer uma nova alternativa de fluxo viário e acesso às principais vias de escoamento da região.
Com 230 metros de extensão e 11,20 metros de largura, a ponte será construída com aço e concreto, representando um avanço significativo na infraestrutura da Grande Belém. A nova estrutura visa melhorar o trânsito entre as duas avenidas, facilitando o deslocamento entre os municípios.
Segundo o governador, a obra será fundamental para a mobilidade urbana, proporcionando uma economia de até 12 quilômetros no trajeto de quem precisa se deslocar entre Belém e os distritos de Icoaraci e Outeiro. Um estudo realizado pela Seinfra prevê que entre 1.000 e 1.200 veículos utilizarão a nova ponte diariamente.
A ponte sobre o Rio Maguari, no canal do Ariri, é mais uma obra que integra o complexo de obras que o Governo do Pará realiza na Região Metropolitana. Já foram iniciadas obras do viaduto da rodovia BR-316 com a alça viária, da BR-316 com a Avenida Independência, do viaduto da Avenida Mário Covas com a Avenida Independência e o viaduto da Avenida Mário Covas com a Avenida Três Corações, além de toda a estruturação do BRT Metropolitano.
Segundo Adler Silveira, secretário da Seinfra, este novo equipamento público fará a diferença da qualidade de vida da população, àquelas pessoas que precisam acessar os serviços públicos de saúde, de educação.
“É uma obra importante que vai trazer uma redução do tempo para a população acessar essas duas regiões, uma obra que vai trazer mais qualidade de vida, uma vez que você vai ter o equipamento de segurança”, completou o secretário.
Além da construção da ponte, estão programadas intervenções de urbanização que incluem caminhos de acesso e outras melhorias estruturais, projetadas para fortalecer a conexão entre os bairros e reduzir o tempo de viagem.
Foto: Divulgação