A vereadora de Boa Vista e candidata à reeleição, Regiane Matos (MDB), apresenta em seu plano de trabalho para os próximos quatro anos, como uma de suas principais propostas, a ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para atingir 100% de cobertura na capital roraimense.
A parlamentar, que é especialista em Gestão na área do SUS pelo Instituto Sírio Libanês, ocupou o cargo de secretária Municipal de Saúde entre outubro de 2022 e abril de 2024 e promoveu os maiores avanços que Boa Vista já teve na área da saúde. Durante sua gestão como secretária, Boa Vista viu o número de equipes de ESF saltar de 60 para 146, elevando a cobertura de atendimento de 41% para 82% da população.
“Nós mais que dobramos esse percentual e, para isso, fizemos processo seletivo para a contratação de servidores, agentes comunitários de saúde e contratação de médicos por meio do Programa Federal Mais Médicos”, destacou Regiane.
Com essas contratações, foi possível aumentar de 9 para 50 as equipes da Estratégia de Saúde Bucal (ESB), empossar 247 agentes comunitários de saúde aprovados no seletivo e ampliar o número de médicos, de 34 para 153 profissionais.
Esse crescimento significativo tornou a capital uma referência nacional no quesito. A expansão da ESF é considerada fundamental para levar atendimento de qualidade a toda a população, especialmente às áreas mais carentes da cidade.
O modelo de atenção primária à saúde tem se mostrado eficaz na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Regiane Matos pretende dar continuidade a esse trabalho no próximo mandato, buscando alcançar a meta de 100% de cobertura da ESF em Boa Vista.
“Já demos um grande salto ampliando a cobertura, mas queremos garantir que cada cidadão tenha acesso a um atendimento de qualidade próximo de sua residência. Essa será uma prioridade do meu mandato, e vou trabalhar incansavelmente na Câmara Municipal, junto ao prefeito e até mesmo junto ao Governo Federal em Brasília para alcançar esse objetivo”, garantiu a vereadora.
ESF
A Estratégia Saúde da Família é um modelo de atenção primária à saúde adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, que visa reorganizar a atenção básica de acordo com os preceitos do SUS. Seu objetivo principal é expandir, qualificar e consolidar a atenção primária, focando na família e na comunidade.
A estratégia prioriza áreas e populações de maior vulnerabilidade social, visando reduzir desigualdades no acesso à saúde. Desde sua implementação, a ESF tem se mostrado uma política efetiva na melhoria de diversos indicadores de saúde da população brasileira.