A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), que já deixou claro que será candidata ao Governo de Roraima em caso de eleição suplementar, usou as redes sociais nessa quinta-feira, 8, e movimentou seus eleitores sobre a possibilidade de queda do atual governador do Estado, Antonio Denarium, do PP.
A publicação nas redes sociais ocorre no mesmo dia em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcar para a terça-feira, 13, às 19h, o julgamento do recurso de cassação do governador. A ministra Isabel Gallotti, relatora do caso, solicitou a inclusão na pauta em 1º de agosto. A ação foi registrada no TSE em 8 de maio e conta com parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral recomendando a manutenção da cassação.
Se o TSE confirmar a cassação, Denarium será afastado do cargo imediatamente e ficará inelegível por oito anos. Quem assume por até três meses o comando do governo é o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio.
Surita enfrentou Antonio Denarium no pleito de 2022. O MDB, seu partido, foi autor de pedidos de cassação do mandato do governador e do vice.
Desde a primeira cassação de Denarium, ainda em 2023, Teresa Surita já deixou claro publicamente que será candidata ao Governo em eleições suplementares e usou as suas redes sociais com frequência para expor melhorias para Roraima, críticas ao adversário político e até comemorar as vezes que Denarium foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR).