Nesta quinta-feira, 18, a pré-candidata a vereadora de Manaus, Anne Moura (PT), participou da rodada de entrevistas promovida pelo programa Meio Dia, comandado por Jefferson Coronel, pela Rede Onda Digital. No programa ao vivo, a pré-candidata explanou sobre seus projetos e demandas sociais. Anne Moura lembrou da importância da luta pela representatividade de mulheres no campo da política. Atualmente, há apenas quatro vereadoras na Câmara Municipal de Manaus e cinco deputadas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
“Historicamente, a política foi feita para ser ocupada por homens. Quando falamos que queremos mais mulheres na política não tem a ver com tirar o lugar dos homens, mas sim para ter a representação daquilo que é expressão da sociedade. No entanto, para as mulheres fazerem política tem uma série de outros fatores que implicam, como a responsabilidade de ser mãe. Eu mesma para estar aqui nesta entrevista, preciso de uma rede de apoio para cuidar do meu filho, como minha mãe ou uma creche, o que também não é tão acessível para todas as mulheres. Não temos espaços públicos com brinquedotecas. Esse é um dos fatores que tira a mulher da política”, declarou.
Anne Moura também apontou a dificuldade das mulheres para acessar o espaço da política, onde ainda existe o assédio moral ou a importunação sexual. “Esse processo é cultural, pois nós fomos ensinadas a cozinhar, a nos dedicar aos cuidados de casa, a ser mãe, mas não a liderar, a se lançar na política, uma vez que em sua maioria sempre foi espaço ocupado pelos homens, que não têm as mesmas responsabilidades e multitarefas que as mulheres, normalmente, costumam ter no dia a dia. Portanto, só queremos o direito de defender os nossos direitos”, asseverou Anne Moura.
Educação
Uma das principais pautas e preocupação de Anne Moura é conseguir auxiliar outras mães a ter assegurado o direito à educação de seus filhos. “A primeira infância é fundamental. É nessa fase que a criança precisa de total atenção para o seu desenvolvimento integral, tanto físico, metal, cognitivo. Eu quero saber quantas listas de crianças estão sendo atendidas nas creches que estão no aguardo. E as demais que não são selecionadas. É preciso também ter um olhar cuidadoso com os educadores, os professores, que precisam saber lidar com uma série de deficiências de crianças. Quem cuida de quem cuida?”, indagou Anne Moura.
Lei de igualdade salarial
É uma importante conquista. Já estava na constituição, mas não era cumprida, principalmente, pelas grandes empresas. Leis que não são cumpridas e precisam ser fiscalizadas. O número de mulheres que são demitidas quando se tornam mães tem sido crescente.
Esporte e cultura
Com foco em proporcionar mais acesso ao esporte e à cultura para famílias em situação de vulnerabilidade social, Anne Moura também reforçou a importância de cobrar o poder Executivo Municipal quanto estas questões. “Proporcionar espaços com acesso à cultura, esporte e lazer para crianças e adolescentes não é gasto, é investimento. Isso salva vidas da criminalidade, de caminharem por caminhos que podem ser prejudiciais. Então, é necessário que possamos multiplicar esses espaços, principalmente, para a população que não tem as condições ideais para levar seus filhos em lugares que são pagos. Tudo que eu quero para o meu filho, eu também quero para os filhos de outras mães. Então, eu quero sair para trabalhar e saber que meu filho vai estar em uma creche com a melhor estrutura, quero que tenha acesso a uma escolinha de futebol, enfim, conseguir se desenvolver de forma digna e integral”, declarou Anne Moura.
Saúde
A pré-candidata a vereadora também reforçou a importância de se investir na área da saúde, com mais espaços para atendimento. “O que aprendemos com a pandemia? A linha de frente da saúde precisa estar equipada e preparada, na atenção primária. Distribuição das Unidades Básicas de Saúde de forma territorializada, mas também que passem por reformas e que sejam construídas outras, uma vez que temos a crescente demanda da população, que tanto precisa de uma saúde de qualidade, principalmente, para as mulheres, crianças e idosos”, afirmou Anne Moura.
Movimento “Nossa Voz em Manaus”
No dia 12/07, Anne Moura lançou o movimento “Nossa Voz em Manaus”, com a participação de mais de 120 pessoas, na Casa Florescer, localizado na rua Jaguaritama, nº 11, conjunto Águas Claras, bairro Novo Aleixo, na zona Norte de Manaus.
De acordo com Anne, o movimento “Nossa Voz em Manaus” surge como uma resposta às demandas urgentes da população manauara. O movimento reúne uma série de lutas da população, sendo as da pré-candidata somadas às dos povos indígenas, LGBTQIA+, povo de terreiro, lideranças comunitárias e tantas outras vozes que precisam ser ouvidas e representadas.
“Agora, enquanto mãe, a relação de cuidar das pessoas é ainda maior, pois me sinto ainda mais preparada e com mais vigor para unir nossas forças e vozes para ecoar em busca de representação efetiva e comprometida na Câmara Municipal, a fim de fiscalizar o poder Executivo e garantir melhoria de vida para as pessoas mais humildes, as famílias, que anseiam por mudanças reais, bem como a ter acesso a direitos básicos enquanto cidadãos, como educação, saúde, saneamento básico em nossa cidade”, afirmou Anne Moura.
Sobre Anne Moura
Anne Moura é Secretária Nacional de Mulheres do PT e coordenadora do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. Descendente do povo Mura, ela cresceu na periferia de Manaus. Em 2013, aos 26 anos, se tornou a secretária nacional de desenvolvimento econômico mais jovem do partido.
É co-criadora do Projeto Elas Por Elas e membro do grupo de mulheres do Foro de São Paulo e da Conferência Permanente dos Partidos Políticos da América Latina. E faz parte da Comissão Executiva da Federação Brasil da Esperança (FeBrasil).
Além disso, participou da coordenação da construção do Plano de Governo Lula 2022. No mesmo ano, foi candidata à vice-governadora do Amazonas, junto do candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB).
Sobre o Movimento “Nossa Voz em Manaus”
O lançamento do movimento “Nossa Voz em Manaus” marca o início de uma nova era na política local, onde a participação ativa da comunidade e a defesa dos direitos de todos os cidadãos serão prioridade.
Portanto, é um movimento que tem como objetivo fortalecer a representatividade feminina e de diversas classes sociais na Câmara Municipal de Manaus, bem como promover políticas públicas que atendam às reais necessidades da população manauara.
Foto: Divulgação