Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas do Amazonas (Ipen), em parceria com o grupo de seis sites de notícias do estado, conhecido como G6, revelou as preferências eleitorais dos moradores da capital.
Os resultados, divulgados nesta quarta-feira, 15, indicam que, caso as eleições fossem hoje, o atual prefeito da cidade lideraria as intenções de voto, com 30,5%.
Em segundo lugar, aparece Amom Mandel, candidato do Cidadania, com 27,5%.
De acordo com o estudo estimulado, que apresenta os nomes dos candidatos ao entrevistado, tanto Almeida quanto Mandel iriam para o segundo turno, apesar do empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,09%.
Entretanto, Almeida sairia na frente, ocupando a primeira posição na disputa final.
Cenário político se divide em segundo pelotão
No segundo pelotão da pesquisa, estão o deputado federal Alberto Neto (PL), com 10,9% das intenções de voto, seguido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (União Brasil), com 8,7%. Marcelo Ramos, pré-candidato do PT, aparece isolado na quinta posição, com 5,3%.
Desafios para os últimos colocados
Entre os últimos colocados na pesquisa, abaixo de 3%, estão o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), com 2,6%, e Maria do Carmo Seffair, do Novo, com 2,2%.
Os votos não válidos, que incluem aqueles que não souberam ou não responderam (4,4%), além dos brancos e nulos (7,9%), demonstram uma parcela significativa do eleitorado ainda indecisa ou insatisfeita com as opções apresentadas.

Dados da pesquisa
Registro TSE: AM-06369/2024
Amostra: 1000 entrevistas
Período: 7 a 13 de maio de 2024
Confiabilidade: 95%
Margem de erro: 3,09%
Abordagem: presencial em ponto de fluxo
Público-alvo: eleitores de Manaus
Foto: Divulgação