Com o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), Marcelo Cruz (PRTB), pré-candidato à prefeitura de Porto Velho no pleito deste ano, a Casa Legislativa tem orçamento de R$ 18,1 milhões para turbinar a divulgação das ações da Casa Legislativa. Os dados foram extraídos do Portal da Transparência.
Conforme minuta do contrato, firmado em 2019, entre a ALE-RO e a agência visa serviços de publicidade “compreendendo o conjunto de atividades realizadas integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa”.
Além disso, também prevê a compra de mídia e a distribuição de publicidade aos veículos de comunicação e divulgação e demais meios de comunicação e divulgação, com o intuito de atender ao princípio da publicidade e ao direito à informação, de difundir ideias, princípios, iniciativas ou instituições ou de informar o público em geral, conforme as especificações descritas no teor do contrato.
O modelo de contrato pode turbinar, ainda, a atuação de deputados, principalmente o chefe da Casa Legislativa. E, frequentemente pode favorecer a divulgação da imagem de Marcelo Cruz, que está interessado na corrida eleitoral pela Prefeitura de Porto Velho.
Para este ano, o quinto aditivo, no período de abril deste ano a dezembro de 2024, foi autorizada no valor total de R$ 18.195.014,25.
Cinco aditivos
O contrato com a agência publicitária iniciou em 2019, na gestão de Laerte Gomes. Naquele ano, o montante pago foi de R$ 13.566.666,66. Desde então, já houve cinco aditivos, que somam R$ 100,5 milhões.
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