O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta terça-feira, 10, para revelar que o Governo do Amazonas não vem repassando dinheiro para socorrer os municípios afetados pela estiagem histórica que assola o Estado. Em seu pronunciamento, o parlamentar afirmou que as ações de combate à seca estão sendo bancadas pelas próprias prefeituras e cobrou celeridade do Executivo estadual.
“Hoje, que está socorrendo a seca são os prefeitos, o Estado ainda não mandou um centavo, conversei com vários prefeitos e nenhum centavo do Governo ainda foi encaminhado. Nós estamos numa situação humanitária, não é hora de ser burocrático, nós temos que ser céleres pois a sede e fome não esperam. Então, fica aqui minha cobrança pública que o Governo do Estado repasse o dinheiro para as prefeituras, assim como foi feito na (pandemia) Covid”, pediu Barreto, durante sessão ordinária desta terça.
Ainda na tribuna, Wilker voltou a cobrar a vinda do secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, Coronel QOBM Francisco Ferreira Máximo Filho, à Casa Legislativa para explicar quais serão as ações do Estado para amenizar os impactos da estiagem histórica que já afeta 60 dos 62 municípios do Amazonas.
“Quero pedir que o Governo possa vir à esta Casa prestar esclarecimentos sobre as ações imediatas porque todas as vezes que o governador faz aquelas coletivas, a impressão que dá é que estão derramando dinheiro, e não estão. Estou dando depoimento aqui que nenhum prefeito pegou um centavo com mais de 45 dias de seca, começaram a distribuir cestas básicas agora. É o apelo que eu faço”, finalizou o deputado.
Wilker é autor de um requerimento protocolado no dia 29 de setembro, que solicita, em forma de convite, o comparecimento do secretário da Defesa Civil com o objetivo de que sejam prestados esclarecimentos acerca das ações a serem realizadas a fim de mitigar os danos da estiagem que assola o Estado do Amazonas.
Foto: Divulgação