Na semana de comemoração pelos 10 anos do programa “Família que Acolhe” (FQA), que revolucionou o cuidado com a Primeira Infância em Boa Vista, é importante destacar que essa política teve seu início sob a gestão da ex-prefeita Teresa Surita (MDB). Durante seus dois últimos mandatos, de 2013 a 2020, ela traçou as bases dessa iniciativa que transformou Boa Vista em referência mundial no desenvolvimento infantil.
O FQA, focado no fortalecimento dos vínculos familiares e no desenvolvimento integral das crianças, tornou-se um dos programas mais completos do Brasil. Com orientações sobre parentalidade positiva, consultas médicas, enxoval para recém-nascidos, puericultura, planejamento familiar e muito mais, o programa já acompanhou mais de 30 mil gestações em uma década.
Um marco na gestão de Teresa Surita foi a integração de várias secretarias da prefeitura na iniciativa, abrangendo áreas como finanças, saúde, educação e lazer. Além disso, cerca de R$ 166 milhões anuais são destinados às ações de primeira infância em Boa Vista, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA), demonstrando o comprometimento da cidade com o desenvolvimento infantil.
Reconhecimento
Teresa Surita, em reconhecimento ao seu trabalho, recebeu a Medalha Amigo da 1ª Infância no dia 23 de agosto, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, concorrendo com mais de 55 indicados de todo o Brasil. Essa honraria é concedida a pessoas ou instituições que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância no País.
Foto: Divulgação