A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista, será ampliada em 86% com a adição de 13 novos leitos, passando de 15 para 28 vagas. A obra de ampliação do setor, iniciada no dia 10 de abril, está prevista para encerrar em até 20 dias.
Durante visita à Brasília, nesta terça-feira, 11, o prefeito Arthur Henrique relatou ao Ministério da Saúde que as crises yanomami e imigratória venezuelana têm impactado diretamente na saúde municipal.
O gereciamento destas crises reflete na oferta de leitos do Hospital da Criança. Segundo a diretora geral da unidade, Francinete Rodrigues, a ampliação é extremamente necessária para garantir atendimento a um número maior de pacientes.
“Até semana passada, estávamos trabalhando com o setor lotado. Com a ampliação, iremos trabalhar de forma mais tranquila com as crianças que precisam de atendimento, pois o período sazonal está próximo e a demanda deve aumentar de forma significativa”, disse.
Investimentos e recursos
O prefeito Arthur Henrique tem articulado em Brasília a busca por investimentos e recursos para ampliar os serviços ofertados no Hospital da Criança. Recentemente, o Ministério da Saúde publicou uma portaria estabelecendo recurso anual de R$ 5.026.050,00 para fortalecer os atendimentos na unidade hospitalar infantil.
No começo da semana, a unidade recebeu reforço de 33 profissionais enviados pelo Governo Federal. A equipe, composta por profissionais como médicos especialistas, clínico geral, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e assistentes administrativos, vai reforçar o atendimento.
Boa Vista também conta com uma ação de fortalecimento da Rede Municipal do SUS com doação de equipamentos hospitalares e envio de 19 profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi).
Foto: Diane Sampaio/PMBV