Os casos de imigração em Roraima foram tema de mesa-redonda da 25ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no Recife, Pernambuco.
O analista político e professor de Relações Institucionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Oliver Stuenkel, responsável pela “Imigração: estamos preparados para receber os imigrantes?”, afirmou que o estado brasileiro é o que mais recebe imigrantes venezuelanos e por isso precisa e merece mais apoio de outros estados para conter os impactos e garantir mais oportunidades a essa população vulnerável.
Entre os assuntos debatidos também estavam a regularização documental dos refugiados, políticas de validação de diplomas e acesso aos serviços públicos básicos. Stuenkel, relembrou ainda que em todo o mundo devem existir mais de 300 milhões de migrantes, um quantitativo que representa 4% da população.
Em Roraima, boa parte dos imigrantes chegam da Venezuela buscando fugir do governo ditatorial de Nicolás Maduro e das condições paupérrimas de vida oferecidas, o que ocasionou a saída de mais de 7,1 milhões pessoas do país. De acordo com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), 11 abrigos oficiais foram criados em Boa Vista e dois em Pacaraima para receber as famílias.
Da Redação
Foto: Divulgação