Criada pelos estados que compõem a RAI (Rotas Amazônicas Integradas), a marca Amazônia foi apresentada, nessa sexta-feira, 5, dentro da programação do Amazontech 2025, realizado nas dependências da UFRR (Universidade Federal de Roraima).
O lançamento regional da marca foi realizado durante a apresentação do Plano Brasis 2025-2057, por meio de parceria entre o Governo de Roraima, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A ação visa a promoção internacional da região amazônica como parte do Termo de Cooperação Técnica firmado em agosto de 2024, durante o Salão Nacional de Turismo, no Rio de Janeiro.
O evento contou com a presença do titular da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Alex Ferreira, representando o Governo de Roraima, do diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secult, Bruno Muniz de Brito, além do superintendente do Sebrae, Emerson Baú, e do vice-reitor da UFRR, Prof. Dr. Silvestre da Nóbrega.
Um dos destaques da iniciativa é a obra do artista plástico roraimense Jaider Esbell, cuja criação artística serviu como base para o desenvolvimento da identidade visual da marca Amazônia. Além disso, o compromisso da ação está alinhado com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), abarcando aspectos fundamentais como biodiversidade, arte, cultura e economia.
A marca terá seu lançamento nacional durante a Expo Abav 2025, programada para setembro no Rio de Janeiro; evento no qual o potencial turístico da Amazônia será apresentado em um cenário nacional, com a proposta de ampliar o reconhecimento da região e sua pluralidade como um produto turístico de padrão internacional.
“A gente já vem de um trabalho de quatro, cinco anos desenvolvendo o turismo da região Norte, com todos os estados reunidos em torno das Rotas Amazônicas Integradas. Essa junção conseguiu construir produtos característicos da Amazônia, como a pesca esportiva, turismo de aventura e de lazer”, assinalou Gilvan Pereira Júnior, superintendente de Turismo de Rondônia e coordenador-geral da RAI.
Segundo ele, nessa etapa em parceria com a Embratur, a proposta é promover a Amazônia de maneira mais intensificada, com a marca que leva o nome de cada estado, falando de cada ente que compõe a RAI e seus produtos para todo o mundo.
O diretor do Detur, Bruno Muniz, disse que a marca representa um grande passo para a promoção do turismo da região Norte. “Isso representa um grande avanço na integração e na promoção deste mais importante bioma do país e do mundo, fruto da mobilização de vários atores, que vai projetar a Amazônia brasileira para o mundo”, afirmou o diretor.
PERSPECTIVA – A Amazônia, com sua rica biodiversidade e culturas vibrantes, terá sua força turística ainda mais evidenciada com o lançamento da marca “Amazônia”. O projeto visa não apenas valorizar a presença do turismo na região em nível internacional, mas também dar protagonismo aos povos locais, incluindo indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros.
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