Após um vídeo de um homem pegando saco de dinheiro “vivo” na sede da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus, que fica na sede do Executivo, ganhar repercussão nacional nesta quinta-feira, 14, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), classificou como extremamente preocupante o caso e garantiu que a Casa Legislativa não irá se omitir.
Em uma curta nota nas redes sociais da CMM, o vereador afirma que é inadmissível que montantes em espécie sejam entregues em órgãos públicos.
“No serviço público não é praxe, nem admissível que valores em espécie sejam entregues em qualquer local, muito menos dentro de um órgão público. Vereadores me informaram que irão proceder com ações legais e regimentais para buscar esclarecimentos do município sobre o assunto. Esse escândalo obriga que os envolvidos prestem esclarecimentos para Manaus e o Brasil”, disse.
A nota informa, ainda, que o parlamento municipal não informa que o parlamento municipal “não irá se esquivar de suas funções e estará atento e firme em sua função democrática”.
Logo após repercussão do caso, o vereador Rodrigo Guedes afirmou que protocolou um documento para que a CMM convoque o secretário de Comunicação, Israel Conte, para prestar os devidos esclarecimentos na Casa Legislativa.
O caso
Na desta quinta-feira, 14, o Portal Metrópoles publicou matéria e um vídeo que um homem pegando um saco de dinheiro na sede da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus.
O homem, que pega o montante, se identifica como motorista de Elson Santos, dono do portal de notícias O Abutre. Nas imagens, gravadas dentro da Secretaria de Comunicação de Manaus, o homem utiliza um celular em uma das mãos para confirmar a entrega de uma sacola.
O motorista avisa à servidora que o atende que seria do site O Abutre. Logo em seguida, a mulher entrega uma sacola lacrada. O homem continua a filmar e se dirige a um banheiro público, no mesmo local.
Ao fechar a cabine, o motorista abre a sacola sobre a caixa da descarga do vaso sanitário e retira um envelope. Em seguida, retira três maços grandes de dinheiro. Após empilhar o dinheiro, o homem vira a câmera para o próprio rosto e sorri. Logo depois, a gravação é finalizada.
Procurado pela coluna, o proprietário do portal O Abutre, Elson Santos, negou que tivesse qualquer conhecimento sobre o vídeo e pontuou que não sabia sobre a entrega de dinheiro para um de seus funcionários. “Esse homem que aparece nas imagens é meu motorista, trabalha levando minha filha para escola. Ele foi até a Secretaria de Comunicação sem o meu conhecimento e pegou esse dinheiro sem a minha anuência”, disse. Elson afirmou, ainda, que iria procurar a Polícia Civil amazonense para denunciar o caso.
Acionada, a Secretaria de Comunicação soltou nota oficial após ser procurada pela coluna: “A pasta informa que tomou conhecimento do vídeo a partir da solicitação apresentada pelo site Metrópoles, encaminhada para o e-mail institucional nesta quarta-feira, 13 de março de 2024. A partir do conteúdo recebido, a Secretaria iniciará uma apuração para saber em que circunstâncias as imagens foram gravadas”.
Foto: Divulgação